quarta-feira, 24 de julho de 2013

Aqui ou na Califórnia o cabelo quer-se longo

Tenho um cabelo enorme, mesmo enorme. No verão cresce como milho e para mal dos meus pecados detesto ir ao cabeleireiro. Só de pensar em ficar mais de 3 horas a mexerem-me na cabeça no meio de secadores e cheiros a tintas, fico cansada. A solução seria cortá-lo, torna-lo mais prático, mas para mim isso não é uma solução mas sim uma submissão. A ideia afonsina que as mulheres casadas e com filhos devem ter o cabelo bem curto porque as faz perder muito tempo, horroriza-me. E que tal sermos giras e sensuais? Também o podemos ser de cabelos curtos, para quem goste e lhe fique bem, desculpem não é o meu caso. Enquanto puder, o meu cabelo vai ser longo...

Para além desta ideia provinciana da brigada das sopeiras de corte militar existem ainda as nossas "amigas" que nos tentam vender a ideia que o cabelo comprido é só para adolescentes. Ah, ah, ah, eu não tenho 20 anos mas também não tenho 60, cortem vocês.

Na verdade isto tudo para dizer que preciso de cortar o cabelo, aqueles dois dedos de altura que já estão a mais e que deixam o cabelo sem estrutura. Ter um cabelo bonito é trata-lo com cuidado e para isso tenho os meus truques:
  1. Muito importante: nunca, mas nunca escovar o cabelo quando este está molhado. Utilize apenas um pente largo para o desembaraçar.
  2. Não dormir de cabelo molhado. Para além de deixar o cabelo completamente desalinhado, estraga a sua raiz e consequentemente o fio.
  3. Usar uma vez por semana uma máscara ou um óleo. Neste momento estou a usar a Bonacure da Schwarzkopf, o nome é difícil mas os produtos são bastante bons.
  4. Sempre que possível secar o cabelo naturalmente ou recorrendo o mínimo ao secador.
  5. Receitinha caseira para pontas secas. Problema bastante frequente para quem madeixas californianas como é o meu caso. Aqui vai: coloque o azeite numa taça e aqueça um pouco. Com as mãos, aplique o azeite no comprimento do cabelo e vá massajando cada parte durante 5 minutos, insistindo nas pontas Após esta massagem, passe o pente de dentes finos para espalhar o azeite no comprimento do cabelo. Por fim, apanhe o cabelo todo na nuca com um elástico ou mola, coloque o alumínio e deixe ficar pelo menos 15 minutos. Após esse tempo lave o cabelo normalmente. Vai ver que resulta.
E cortes... esses já temos os da Troika!

Fresca e airosa!

Está uma brasa! Finalmente o verão apareceu e em grande. Como não gosto de temperaturas extremas, tenho alguns truques para escapar ao calor. Ora vejam:

- Hidratação
Obrigo-me a beber água e outras bebidas refrescantes (sem açúcar nem gás, de preferência). Aposto nos chás gelados, limonadas...
Tenho a sorte de poder fazer estas bebidas no trabalho mas assim não for o caso leve de casa bem geladinhas numa lancheira térmica, vai ver que duram imenso tempo.
A minha receita favorita é: chá de limão, rodelas de limão, hortelã e muito gelo. Faça uma quantidade generosa  e distribua pelos seus colegas de trabalho, é simpático, não acha? Para além disso certamente que a bebida lhe trará boas recordações de infância. ADORO.


Ultimamente comprei uma garrafinha da Tupperware que para além de ser ecológica, conserva as bebidas fresquinhas e são muito giras. A minha é de 500ml e custou 6€ mas também existe de 1 litro. Excelente para levar na mala. Deixo aqui o link: http://www.tupperware.pt/xchg/pt/hs.xsl/1109.html


Webpage www.tupperware.pt

- "Ventoinha" portáctil
Já sei que vão imaginar aquelas ventoinhas a pilhas que se vendiam nos anos 90. Não não é isso, refiro-me ao velhinho LEQUE.  Acham antiquado? Acho lindo e super chique, sedutor até. Actualmente tenho três e que uso conforme as circunstâncias, um mais antigo e bem velhinho que comprei à muitos anos em Marbelha que anda comigo na carteira e que dá um jeitaço. Outro caro mas lindo que uso em cerimónias e ainda outro que fica de reserva.
Na nossa vizinha Espanha, o leque é parte integrante da sua cultura e por isso existem lojas especializadas cujos leques que são verdadeiras joias.
Onde comprar em Portugal? O El Corte Inglês costuma ter uma grande variedade ou aproveite uma férias em Espanha para os adquirir.

Uma imagem que encontrei na internet de um dos meus:

Aproveite as dicas a Viva o verão em grande.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Cremes - o que estou a usar

Sou uma adepta ferrenha de cremes e de cuidados com a pele. Desde muito pequena, por influência materna, que uso e abuso destes pequenos luxos.
Durante muito tempo comprava produtos de perfumaria das mais variadas marcas mas por uma questão de preço que de alguns anos para cá comecei a comprar cremes de marcas de farmácia. Estes apresentam várias vantagens em relação aos de perfumaria:
  • São mais económicos, como já referi
  • São mais eficazes
  • A sua maioria não contém perfumes
  • Raramente provocam alergias.
Na realidade não sou fiel apenas a uma marca, vou variando entre as minhas favoritas: Lierac, Galenic, Vichy e ROC. Destas a mais acessível é a Vichy, mas depende muito do que se pretende.

Actualmente estou a usar:
Creme dia/noite
ROC Multi Correxion
Para todos os tipos de pele, hidrata, tem acção anti-rugas, reafirmante e anti-manchas.
Estou a gostar bastante deste creme. Não é gorduroso, serve tanto para de dia como para a noite, o que é óptimo para quem não gosta de andar com montes de frascos atrás...
O preço é médio, comprei por 36 euros mas tive  a sorte de encontrar uma promoção ( na compra de 1 creme Roc ofereciam outro da mesma linha com valor inferior)

Compra online

Para os olhos
ROC Multi Correxion Olhos
Facilmente tenho oleiras e como já não tenho 20 anos vão-me aparecendo umas rugazinhas. Creme de olhos para mim é fundamental, acho que para todas as mulheres e ... homens. Este também não é nada gordoroso e dá uma boa sensação de frescura. O preço ronda os 28 euros mas vale  a pena investir.

Compra online:

Desmaquilhar
Vichy Purete Thermale 3 em 1
Como me maquilho todos os dias, o desmaquilhante faz parte da minha lista de compras. Este da Vichy já me acompanha há alguns anos porque é 3 em 1(leite de limpeza, loção tónica e desmaquilhante de olhos), para além disso acho o preço bastante razoável - cerca de 13 euros - e dura cerca de 6 meses.

Compra online

Desmaquilhar opção económica
Água de rosas
Tenho sempre em casa para qualquer eventualidade. Quando quero sentir os olhos bem fresquinhos faço uma compressa de água de rosas e deixo ficar alguns minutos. Fico como nova. É super baratinha, eu opto pela do Jumbo, custa apenas 0,52 euros. Uma compra fantástica.





sexta-feira, 3 de maio de 2013

Vou ao mercado...

Gostava de algo de género em Portugal. Antigos mercados transformados em espaços modernos onde o convívio e o gosto por petiscos maravilhosos fazem o resto.
Nós temos tantas coisas boas para partilhar!!!!

Adoro!
Fiquem com uma ideia:

Mercado de San Miguel (Madrid)
Video

Mercado San Anton (Madrid)
Video




Comer ou picar?

Chegou aquele tempinho em que me apetece mais picar do que propriamente comer. Uma saladinha, umas tapas, caiem que nem ginjas numa esplanada à beira-mar.

Tenho pena que este ritual tão mediterrâneo de esticar ao sol enquanto se beberica uma bebida fresquinha acompanhada de petiscos tão deliciosos como calóricos não esteja mais enraizado na nossa cultura.

Os meus favoritos para comer e beber ao sol:

Mexilhões em vinagrete:

Veja como fazer em: Receita




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

As minhas escolhas:
 
Moelinhas:

Veja como fazer em: Receita















As minhas escolhas:
As moelas de frango devem ser adquiridas num talho da vossa confiança

Sapateira Recheada:

Veja como fazer: Receita















As minhas escolhas:
Sapateira

Bacalhau desfiado:

Veja como fazer: Receita















A acompanhar:
Panache ou Cerveja
Vinho verde. Sugiro Quinta da LixaQuinta de Gomariz,
Um Lambrusco (ai as borbulhinhas).
Refresco de ananás com hortelã
Qualquer um dos sumos Compal (são nacionais e para mim os melhores sumos do mundo)

Finalize com uma melancia fresquinha ou morangos.

Estique bem as perninhas, deixe brisa ondular os seus cabelos e flutue...


terça-feira, 30 de abril de 2013

Ainda tenho dúvidas se é Primavera...

Continuo a sentir frio. Já tenho algumas sandálias novas no armário e umas pecinhas coloridas à espera da grande estreia. Mas ainda tenho dúvidas quando chega a hora de escolher e acabo por ir buscar um casaco de malha e confesso... ainda mini meias. A pergunta impõe-se: Como passar estes dias sem frio e com muita classe?

Ora aí está uma boa oportunidade para ver as montras? Já vos vejo a sorrir... até os olhos brilham. Calcem sapatos confortáveis, ponham óculos de sol e tragam uma amiga... tudo parece bem melhor, não acham? Só nós as mulheres percebemos esta alegria.

Casacos
Um casaco é aquela peça que pode completar o seu look ou também facilmente o pode arruinar. Normalmente como usamos apenas o casaco em períodos de tempo muito curtos, do carro para o restaurante, de casa ao trabalho, temos tendência a não lhe dar grande importância e muitas vezes não idealizamos o nosso look com casaco incluído. Depois de completamente vestidas tentamos enquadrar o casaco e muitas vezes sem soluções envergamos o monótono casaco preto. 
Mas é Primavera e como o tempo muitas vezes nos atraiçoa convém ter alguma variedade. Estes são os meus destaques:
 
Ter no armário uma ou duas jaquetas de pele é sempre um bom investimento. Uma preta básica e outra branca ou camel demoram a sair de moda e são peças que facilmente podemos adaptar ao longo de vários anos. Se se usam mais curtos podemos mandar encurtar, ajustar, colocar aplicações, tachas... basta ter um pouco de imaginação. São peças transversais às quatro estações e por isso devem ser estimadas. Não se esqueça de as colocar ao ar regularmente.









 
 



 


Casacos de malha em tons pastel, com ou sem aplicações também são uma opção muito útil. Podem usados em situações mais formais ou mesmo numa saída com as amigas, numa ida à esplanada, uma voltinha à beira mar, sem passar frio. Opte por casacos com qualidade, leves mas com personalidade. Diga não aos casacos muito baratos que ficam uma miséria na primeira lavagem, não lhe vão servir de nada e vai acabar por gastar mais dinheiro. Sobre uma t-shirt branca muito simples, com um lenço ou uma echarpe pode completar um look bastante sofisticado.


 
 
Nas circunstâncias mais formais, para trabalhar caso assim o seja exigido opte por casacos de bom corte mais do que uma grande variedade de cores. Preto, branco, lisos de preferência.


 


 
 
À noite arrisque, abuse um pouco do brilho mas opte por casacos mais curtos. Por cima de um vestido ou de um túnica mais decotada vai ficar muito mais elegante e confortável com um casaquinho.




 Os meus favoritos:
 
 



Dias frescos - casacos

 
 


segunda-feira, 29 de abril de 2013

De salto alto na calçada...

São passinhos de bailarina, uma verdadeira dança em equilíbrio. Nunca chegas a cair mas estás sempre na corda. Andar de salto alto na calçada... é tal qual sinto ao começar este blog, com algumas reservas e medos mas com o mesmo entusiasmo como quem avança rua acima, rua abaixo à procura daquela peça, um anel, um perfume, um sapatinho de princesa.

Vou abrir esta janela para mundo, um blog só de coisas boas, das minhas preferências, daquilo que gosto, que conheço e do que faço uso. Um baú recheado, uma mescla saborosa de estilo e tendências, da roupa aos móveis, do vintage ao in, dos livros ao design, das viagens à comida. Vamos partilhar uma mesa de amigos e ficar a contar histórias até às tantas, vamos ter saudades, vamos ter pressa, vamos dar valor ao fútil, aos detalhes. Vai ser bom, eu sei.


Que comece a viagem!!!!